Na última quarta-feira, 3, foi realizada reunião na Associação de Moradores da localidade de Nhú-Porã, proposta pelo Vereador Élvio Feltrin, bancada do PSDB, com apoio da Associação de Moradores. Estiveram presentes, o proponente Vereador Élvio Feltrin; Comandante do 2º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira, Major Aníbal Menezes da Silveira; Representante da Prefeitura Municipal, Diretor Airton Rocha Alves; Vereador Paulo Cesar Ribas Lopes (Cardial); Presidente da Associação de Moradores de Nhú-Porã, José Pedro Pereira Silveira; líderes comunitários e comunidade em geral. Na ocasião foram abordados assuntos relacionados a segurança pública no interior do município.
A reunião teve o propósito de aproximar a comunidade local ao comando do policiamento da Brigada Militar da cidade, oportunizando assim, a discussão e explanação das dificuldades encontradas, por ambos, no transcorrer do dia-a-dia. Na oportunidade, a comunidade pôde retratar a sensação de insegurança e medo, promovida por uma onda de furtos e assaltos que vêm ocorrendo nas residências, comércios e terras de agricultores e pecuaristas, e que segundo eles, está sendo provocada pela falta de policiamento no posto policial, ruas e estradas da comunidade. Já ao comando do policiamento coube salientar o déficit de policiais que vêm aumentando ao longo dos anos, agravado pela redução de efetivo, em decorrência de que policiais militares estão se aposentando, o que da mesma forma, não acompanha a proporção do aumento de novos policias ao quadro da Brigada Militar, e que ainda, retrata o fato da escassez de recursos devido à crise financeira em que passa o estado, que reduziu a destinação de recursos para segurança como num todo no estado.
O comandante do 2º BPAF, Major Silveira, que esteve acompanhado do Capitão Stivanin, Sargento Diniz e Soldado Henkes, se posicionou, argumentando, que mesmo diante das dificuldades de efetivo e escassez de recursos, ira buscar alternativas e soluções para melhor atender a comunidade, e justificou que já esta atuando no interior do município com uma patrulha rural, que conta com militares de plantão fazendo atendimento nas áreas rurais e comunidades do interior. Mas que a partir das argumentações e sugestões propostas pela comunidade estudará outras possibilidades de atuação da Brigada Militar no local.
Ao final, Feltrin juntamente com as autoridades presentes, se comprometeu a desencadear ações com objetivo de mobilizar lideranças parlamentares e realizar encaminhamentos ao Governo do Estado e Secretária Estadual de Segurança, na busca do aumento do efetivo da Brigada Militar, sugerindo a repatriação de policiais São-borjenses recém-formados e/ou lotadores em outras unidades interessados em retornar para São Borja, e ainda, solicitando destinação de mais recursos para que possam vir a atender as comunidades do interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário